1 pessoa morre por suicídio a cada 40 segundos, afirma o primeiro relatório já publicado sobre prevenção ao suicídio pela OMS

WHO suicide report

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou agora pela manhã (4 de setembro de 2014) seu primeiro relatório sobre prevenção ao suicídio. O documento traz dados alarmantes e alerta a comunidade internacional sobre a importância da implementação de políticas voltadas à prevenção do suicídio. Destacamos alguns trechos:

Mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todo ano – aproximadamente uma pessoa morre a cada 40 segundos, de acordo com o primeiro relatório global da OMS sobre prevenção ao suicídio, publicado hoje. 75% doas mortes ocorrem em países pobres e em desenvolvimento. […] Atualmente, apenas 28 países possuem estratégias nacionais para a prevenção do suicídio.

O suicídio ocorre no mundo inteiro, com pessoas de quaisquer idades. Mundialmente, as taxas de suicídio são mais altas entre pessoas com idade à partir de 70 anos. Em alguns países, entretanto, os maiores índices são encontrados entre os jovens. Notavelmente, o suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens com idades entre 15 a 29 anos no planeta.

“Este relatório é uma chamada para ações voltadas a um grande problema de saúde pública, o qual tem sido encoberto como tabu por muito tempo”, afirma Dra Margaret Chan, Diretora Geral da OMS.

Em geral, mais homens morrem por suicídio do que mulheres. Em países ricos, o número de pessoas do sexo masculino que morrem por suicídio é três vezes maior em comparação às taxas de suicídio de pessoas do sexo feminino. Homens com idade à partir de 50 anos são particularmente vulneráveis. Em países pobres e emergentes, jovens adultos e mulheres idosas possuem índices de suicídio mais altos do que em países ricos. Mulheres com mais de 70 anos possuem risco duas vezes maior de morrerem por suicídio do que mulheres com idade entre 15 a 29 anos.

Pesquisadores internacionais da área comentaram o relatório.

“Eu verdadeiramente dou boas-vindas à publicação do Relatório Mundial sobre Suicídio. Ele lança uma luz internacionalizada sobre a dimensão da tragédia humana do suicídio. Todos nós temos responsabilidade em prevenir o suicídio, de fato temos um papel a desempenhar em sua prevenção. Apesar do fato de termos avançado na compreensão das causas do suicídio e termos desenvolvido evidências sobre o que previne o suicídio, ainda há muito para ser feito. Não menos importante, precisamos garantir que intervenções existentes para a prevenção do suicídio tem sido implementadas como uma questão de urgência”, afirma o Professor Rory O’Connor, presidente da Academia Internacional para a Pesquisa do Suicídio (International Academy for Suicide Research) e professor da Universidade de Glasgow (Reino Unido).

O jornal O Estadão publicou hoje, concernente ao relatório da OMS, três reportagens interessantes que devem ser conferidas e divulgadas (clique nas imagens para acessar as reportagens).

Reportagem 1: “Uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos, aponta OMS”

Estadão - 1 pessoa a cada 40 segundos

Reportagem 2: “Campanha da OMS apresenta verdades e mitos sobre o suicídio”

O Estadão 2 - OMS mitos e verdades

Reportagem 3: “Especialistas criticam modo como suicídio é tratado no Brasil”

O Estadão 3 - Especialistas criticam Brasil

Compartilhe esta informação divulgando o link: http://wp.me/p2ZMZO-53


 

*Se você está vivendo um momento muito difícil e se identificou com alguma parte deste texto, converse agora com um profissional do CVV (Centro de Valorização da Vida) através do telefone 141 ou via internet (chat, Skype ou email) através do site: http://www.cvv.org.br/site/index.php. Os profissionais desta ONG (uma das mais antigas e reconhecidas instituições no país) estão disponíveis 24 horas para ajudar e acolher.

 

Advertisements

One thought on “1 pessoa morre por suicídio a cada 40 segundos, afirma o primeiro relatório já publicado sobre prevenção ao suicídio pela OMS

  1. Pingback: Choose Life: Prevenção para o Suicídio | Comportamento & Sociedade

Comente!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s